Dicas para Ensinar Comandos de Adestramento
O adestramento é uma prática extremamente benéfica para cães. Fortalece o vínculo entre o tutor e o animal, proporcionando uma compreensão clara dos limites, tornando a convivência com os humanos e outros animais da casa mais harmoniosa. Isso pode até mesmo eliminar problemas de comportamento.
Como começar
Apesar de existirem empresas que oferecem serviços de adestramento, é possível ensinar comandos básicos ao seu cachorro de forma simples. O adestramento realizado pelo próprio tutor cria um ambiente mais leve e afetuoso, o que é fundamental para o sucesso do treinamento e para a segurança do pet.
Comandos Básicos de Adestramento para Cães
Dentro do adestramento, existem comandos que são mais básicos e outros mais complexos. Geralmente, os comandos básicos são mais úteis para o dia a dia e são facilmente compreendidos pelos cães. Ensinar comandos mais avançados em casa pode ser complicado, mas é uma opção plausível para quem deseja aprofundar o adestramento.
Senta
Para ensinar um cão a sentar quando solicitado, é preciso ter um petisco ou recompensa em mãos. Primeiro, chame a atenção do animal e mostre o petisco. Em seguida, pronuncie claramente o comando “senta” enquanto eleva a mão com a recompensa até a altura do nariz do cão. Normalmente, o cachorro vai se sentar naturalmente após o comando.
Se isso não acontecer, repita o comando e auxilie o movimento, colocando a mão em seu traseiro para encorajá-lo a sentar. Após o movimento ser realizado, recompense-o com o petisco, independentemente de ter obedecido sozinho ou com a ajuda do tutor.
Sai
Para ensinar o comando “sai”, também é necessário ter uma recompensa em mãos, mas dessa vez um brinquedo pode ser usado em vez de um petisco. Primeiro, faça com que o cão esteja sentado e, em seguida, posicione a recompensa na frente dele, dizendo claramente “sai”.
Se o cachorro se afastar, recompense-o imediatamente (caso seja um brinquedo, estabeleça um tempo determinado). Se o cão não se afastar, cubra a recompensa com as mãos e repita o comando até que ele entenda.
Olha
O comando “olha” é geralmente fácil de ser compreendido pelos cães, pois eles tendem a sempre prestar atenção ao tutor. No entanto, é um comando importante de ser ensinado. Para isso, chame a atenção do cachorro, usando seu nome ou outro estímulo, e mostre o petisco.
Durante os treinos, varie a posição da mão que segura o petisco para que o cão olhe para onde você deseja. Com o tempo, repita o comando sem oferecer recompensa.
Vem
O comando “vem” é um dos mais importantes para a segurança do pet. Para treinar o animal, ele já deve ter aprendido os comandos “senta” e “olha”. Com o cão sentado, chame sua atenção com “olha” e agache-se próximo a ele, dando dois tapinhas leves na sua perna e dizendo “vem”.
Após o cachorro atender ao comando, recompense-o e elogie-o para que ele compreenda que agiu corretamente e sempre atenda ao comando “vem”.
Fica
Para ensinar o comando “fica”, é necessário que o cão já tenha aprendido o comando “senta”. Com o animal sentado, posicione-se em frente a ele e diga “fica” antes de se afastar.
Se o pet permanecer parado, recompense-o imediatamente e elogie-o. Caso ele se mova, repita o exercício com calma e paciência até alcançar o sucesso. Independentemente do tempo que levar, sempre recompense e elogie o animal.
Deita
Com o cachorro sentado, mostre a recompensa e diga claramente “deita”. Em seguida, deite-se (mantendo contato visual com o pet) para que ele veja a recompensa.
Se o cachorro acompanhar o movimento, recompense-o. Caso contrário, coloque as mãos em suas coxas e o ajude a deitar calmamente.
De pé
Para ensinar o cão a ficar de pé, basta colocar a mão em sua barriga e dizer “de pé” com firmeza. Após o movimento ser realizado, recompense-o.
Nas primeiras vezes, é recomendado que a mão na barriga permaneça por alguns instantes, até que o cão entenda que não deve sentar ou deitar novamente.
Depois dessas dicas para Ensinar Comandos de Adestramento, existem outras necessidades que exigem outros cuidados. O tutor é responsável por garantir a qualidade de vida do pet, e a visita regular ao médico veterinário é essencial para sua saúde. Entretanto, consultas e emergências veterinárias podem custar caro, e é aí que entra o Meu Plano Pet, oferecendo as melhores condições do mercado.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.