Quando dar banho em gato

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A velha história de que os felinos não gostam de água é verdade, lógico que existem algumas exceções. Porém, no geral os gatos apesar de serem animais muito metódicos com a higiene, não costumam gostar de banho da maneira que nós conhecemos. Sendo assim, a expressão “banho de gato” vem da maneira que os felinos preferem fazer sua higiene. Ao contrário do que a expressão sugere, esse processo não é rápido, os pets levam entre 30 a 50% do tempo do seu dia lambendo o corpo. Apesar disso, pode haver circunstâncias que seja necessário um banho convencional. 

Hora do banho!

Como já citado anteriormente, os gatos não gostam muito de tomar banho com água, e produtos com cheiros fortes. Mas em alguns momentos pode ser necessário que ele tome banho dessa forma, como por exemplo:

 

  • Quando o gatinho se suja de uma forma que não vai conseguir se limpar sozinho

 

  • Caso apresente problemas de pele, e seja necessário uso de medicamento na pele 

 

  • Se o felino for da raça Sphynx, pois sua pele acaba sendo mais oleosa, o que pode gerar problemas de pele se não for higienizado

 

Apesar dessas situações, ainda sim deve ser moderado a quantidade de banhos. Pois além de estressante para o pet, não existe uma necessidade de ser um hábito frequente. Deixe que seu gatinho faça a parte dele, eles não gostam quando os humanos fazem isso para ele.

Cuidados durante o banho 

Quando houver a necessidade de dar um banho mais “reforçado” no bichano, alguns cuidados são necessários, já que pode ser uma experiência estressante tanto para o tutor como para o gato. Cuidados como: 

 

  • Não use produtos com cheiros fortes
  • Use shampoo indicado para pets
  • Cuide para que a temperatura da água seja agradável 
  • Escolha um recipiente grande 
  • Use luvas para proteger a mão e os braços de arranhões
  • Certifique-se que o gatinho fique totalmente seco após o banho
  • Cuide para não molhar os ouvidos do gato

 

Além disso, evite ao máximo dar banho em filhotes, pois sua imunidade é mais sensível. Desse modo, pode ficar mais exposto a doenças. Ou seja, somente em casos extremos opte pelo banho em filhotes, e todos os cuidados devem ser redobrados. 

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais sobre o mundo animal, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog. 

 

Mais para explorar!

Cães

As raças de cães com origem brasileira

Não é segredo que os cães são descendentes dos lobos. Mas antes de serem apenas fiéis companheiros e amigos dos humanos, os cães desempenhavam papéis

Você conhece nossos planos para animais?

Entrar como cliente Meu Plano Pet
Entrar como credenciado​