Durante esse período a mamãe passa por mudanças e fica mais vulnerável. Portanto, é necessário alguns cuidados especiais. Continue lendo se quiser aprender sobre a gestação felina, e tudo o que você precisa saber sobre.
Como identificar a gestação
Nos primeiros dias é difícil identificar a gestação. O que acontece é uma mudança de comportamento. Se sua gatinha está mais arisca, evitando carinho e brincadeiras após o período do cio. Caso ainda não consiga perceber o comportamento, basta começar a observar o corpo do pet. Conforme for passando os dias, a barriga cresce, os mamilos ficam inchados e avermelhados. Assim como para os humanos, nos primeiros dias da gestação, a gata pode ter enjoos e consequentemente vomitar, o apetite aumenta, e diminui o ritmo das brincadeiras.
Para ter total certeza de que sua gatinha está grávida, o ideal é levá-la ao veterinário para fazer os exames necessários. E até mesmo acompanhar a gestação, dependendo do caso.
Cuidados durante a gestação
O período gestacional dura entre 60 a 68 dias, podendo variar até 5 dias a mais ou a menos. Durante a gravidez da gatinha, o tutor precisa tomar alguns cuidados especiais, como por exemplo:
- Alimentação saudável e de qualidade
- Acompanhamento veterinário
- Ambiente tranquilo
- Carinho
- Evite situações estressantes
- Prepare um local confortável para o parto
Trabalho de parto
Se seu pet está tendo acompanhamento com um veterinário, e realizando os exames de pré-natal, provavelmente o profissional saberá informar a data prevista. Caso não esteja, a gata irá demonstrar sinais. Como inquietação, procurar locais confortáveis e calmos, miados diferentes, falta de apetite e diminuição da temperatura corporal. Um trabalho de parto pode durar entre 5 e 12 horas. E os intervalos de nascimento variam entre 30 minutos e 1 hora.
Nesse momento, deixe que ela fique confortável, e respeite seu espaço. O tutor pode ajudar fornecendo cobertas, comida e água. No geral, as gatas lidam de forma segura e instintiva com seus partos. Só venha interferir quando perceber que o líquido vaginal está escuro, como se tivesse sangue, o parto estiver durando mais tempo que o normal, ou a gatinha estiver sem forças. Nesses casos, procure imediatamente um veterinário.
Cuidados pós-parto
Apesar que a vontade de ficar mimando os filhotinhos seja grande, respeite o espaço da mamãe. Muitas gatas podem ficar mais protetoras, e não gostam que fiquem pegando nos seus filhotes nos primeiros dias. No mais, é muito simples esses cuidados pós-parto. Deixe sempre o ambiente confortável para a gata e seus filhotes, e forneça ração de qualidade e água. Os pequenos irão se alimentar somente com leite materno nas primeiras 4 semanas, então até esse momento não é necessário se preocupar com a alimentação deles.
Blog Meu Plano Pet
Ter filhotinhos em casa traz aquela alegria. Não deixe de cuidar da saúde dos pets durante a gestação, e no pós-parto. Para saber como, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.