Infelizmente nossos pets não estão totalmente imunes a algumas doenças. Desse modo, algumas doenças podem afetar a qualidade de vida do animal. Algumas doenças graves, como é o caso da erliquiose canina. Entenda o que é essa doença, seus sintomas e tratamento.
O que é?
A erliquiose, é uma doença causada pelo carrapato-marrom. Mais especificamente por um vírus que se “hospeda” nesse carrapato.
Sintomas
Os sintomas são muito parecidos com o de uma virose, por isso, muitos tutores não conseguem diferenciar. O que acaba atrapalhando o tratamento. Sendo que, essa doença pode avançar em casos mais graves. Desse modo, as fases e sintomas da doença são:
Fase aguda: O vírus tem uma fase de incubação entre 7 a 21 dias. Nesse período os sintomas são quase imperceptíveis. E caso o tutor note algo diferente, não são sintomas específicos, como por exemplo:
- Febre
- Manchas vermelhas
- Sangramento pelas narinas e urina
- Falta de apetite
- Fraqueza
Essa fase dura 4 semanas, e o organismo do animal está lutando contra o vírus. Muitos não sobrevivem nesse período.
Fase subclínica: Nessa fase o vírus permanece no corpo do animal. Sendo assim, por anos pode continuar aparecendo nos exames de sangue, porém com sintomas amenos. Essa resposta intensa do organismo pode fazer com que a doença seja eliminada do organismo, ou a bactéria se espalha para outros órgãos.
Fase crônica: Os sinais são os mesmos da fase aguda. O que difere das outras fases é a debilidade de outros órgãos, causado pelas infecções. O pet vai demonstrar anemia, queda de plaquetas, artrite, e até mesmo problemas renais.
Tratamento
Informar ao veterinário se o pet teve chances de entrar em contato com carrapatos, pode acelerar o processo de diagnóstico. Sendo assim, passará por exames de sangue para entender o que está acontecendo com seu organismo. E assim iniciar o tratamento. O pet pode se recuperar independente da fase da doença, o que muda é a chances de sequelas.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais sobre nossos planos de saúde e como cuidar do seu pet, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.