Categorias
Adoção Benefícios Cães Curiosidades Diversão Gatos

A importância da adoção

Os animais de estimação fazem toda a diferença em uma casa, trazem alegria e companhia. No entanto, algumas pessoas optam por comprar um pet, por motivos estéticos, no entanto a população de animais abandonados só cresce. Por isso, o debate sobre a importância da adoção tem sido tão presente. 

A adoção pode salvar a vida de um animal. Que por vezes passa por agressões, situações de risco e desnutrição. Ou seja, é uma oportunidade de oferecer uma qualidade de vida para o pet. Veja alguns motivos para optar pela adoção.

 

1- Diminui o número de animais abandonados 

O número de animais abandonados é bem alto, no entanto as pesquisas do IBGE apontam que a maioria dos brasileiros tem um pet em casa, ou desejaria. E os números não baixam devido a preferência de comprar animais de raça, por isso adotar acaba ajudando nesse sentido. 

 

2- Dar um novo sentido para a vida do pet 

Tirar o animal de uma situação de sofrimento, e dar a ele uma realidade com muito amor e cuidado, não tem preço. 

 

3- Felicidade no lar 

A adoção transforma a vida do tutor também. Ter um pet em casa, tira da rotina, e traz alegria para a família toda.

 

4- Faz bem para a saúde 

Já foi comprovado que ter um animal em casa melhora a saúde emocional das pessoas que convivem, aumentam a frequência de atividades físicas, melhorando a saúde física também. 

 

5- Economiza dinheiro

Você não irá desembolsar valores absurdos para comprar um amiguinho peludo. Ou seja, você irá economizar, e seus gastos serão bem menores, podendo ser direcionado para outras coisas como consultas, lazer e alimentação do pet. 

 

6- Não irá financiar o mercado de reprodução de animais de raça 

O mercado de compras dos animais de raça, por muitas vezes, é de exploração. Onde as fêmeas, vivem em condições precárias, sendo obrigadas a se reproduzir, em ciclo infinito. Desse modo, acabam desenvolvendo diversas doenças no útero.  

Por esses motivos a adoção sempre vai ser a melhor opção. Transformando a vida do pet e do ser humano. 

 

Blog Meu Plano Pet

 Para saber mais nos siga nas redes sociais, e acompanhe nosso blog. 

Categorias
Sem categoria

Como saber se cachorra está em trabalho de parto

A cada seis meses, a cachorra entra no cio, e caso não seja castrada, pode engravidar. E é comum que os pais de pet fiquem ansiosos para o dia do parto, e preocupados em como podem ajudar a cachorrinha nesse momento delicado. No entanto,  como saber se a cachorra está em trabalho de parto? Confira.

Como identificar o início do parto

Normalmente, a gestação dura 63 dias em média, e pode ser identificado pelos sintomas que o cachorra demonstra. Como por exemplo, aumento das mamas, e da barriga, vômito, enjoo e até perda de apetite no começo. No entanto, no início do trabalho de parto, o pet demonstra sinais, tais como:

 

  • Isolamento 
  • Agitação
  • Procurar um “ninho”, ou seja, um lugar seguro e confortável 
  • Perda de apetite
  • Temperatura baixa 
  • Contrações 

 

É indicado levar a cachorra ao veterinário durante a gestação, para fazer ultrassom, assim saberá a quantidade de filhotes que está a caminho. Sendo assim, poderá observar se o pet está tendo dificuldades em parir. Porém, no momento do parto, não precisa se desesperar, o processo vai acontecer de forma natural. Mas o tutor deve estar presente, para auxiliar se necessário. Além disso, certifique-se que o local está limpo e confortável. E caso a mamãe não dê conta de limpar o filhotes, esteja pronto com uma toalha para desobstruir o focinho. 

Quando é necessário levar ao veterinário? 

Apesar de ser algo natural para o animal, pode acontecer complicações que precisam da intervenção imediata do veterinário. Como por exemplo:

  • O pet apresenta sinais de muita dor e cansaço 
  • Não nasceu todos os filhotes previstos 
  • Intervalo de nascimento entre um e outro é muito grande 
  • Feto não progride no canal vaginal 

Qualquer um desses sinais, leve ao veterinário o quanto antes, pois pode ser uma questão de vida ou morte. 

Blog Meu Plano Pet 

Para saber mais sobre como cuidar da saúde do seu pet, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.