Quando um gatinho entra para a família, é só alegria. Mas infelizmente o tempo de vida dos animais é limitado. Você já se perguntou por quanto tempo vive um gato?
Sabia que a idade para os pets é calculada de uma maneira diferente? Ou seja, é como se o tempo passasse mais rápido para eles. Entenda como isso ocorre.
Expectativa de vida dos gatos
já vou avisando que não sete vidas, mas com todos os cuidados necessários, eles podem ter uma vida longa e feliz. Existem alguns recordes mundiais de idade que alguns gatos atingiram, como 30 anos. No entanto, são casos muito raros, mas se adotou um gato, saiba que é uma responsabilidade a longo prazo. Sendo assim, a expectativa de vida de um gato, vai depender dos cuidados do seu tutor, ou seja, se ele é vacinado, se tem contato com outros gatos ou com a rua, alimentação, etc Além disso, a idade pode variar de acordo com a raça do animal, como por exemplo:
- Persa: 12 a 14 anos
- Siamês: 15 a 20 anos
- Burmês: 9 a 15 anos
- Birmanês: 9 a 15 anos
No geral, a estimativa de vida de um gato doméstico é de 15 anos. Principalmente, se tiverem uma boa alimentação, vacinação sempre em dia, e consultas regulares ao veterinário. Pois, os gatos de rua que não têm esses cuidados, vivem entre 3 e 9 anos apenas.
Dicas para seu gato ter uma vida longa e feliz
Como citado anteriormente, a qualidade de vida do pet, vai depender dos cuidados do tutor. E o tempo de vida também. Confira como garantir que seu pet viva por muitos anos.
- Alimentação de qualidade
- Mantenha a caixa de areia sempre limpa para evitar infecções
- Vacinação sempre em dia
- Caso more em apartamento use tela de proteção
- Brinque diariamente
- Se o pet já for idoso (a partir dos 9 anos) crie um ambiente tranquilo e confortável
- Faça check up de rotinas
Seguindo essas dicas, vai ter seu amiguinho peludo por muito tempo ao seu lado.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.