Os felinos são animais com mais tendência a vômito e regurgitação, devido a sua prática de banho. Pois acaba ingerindo muito pelo durante as lambidas do banho. No entanto, o vômito é mais “agressivo”, quando o que está no estômago é colocado para fora de forma ativa. Já a regurgitação, acontece de forma passiva, ou seja, um movimento natural e sem força. Mas se o gato está vomitando ração, o que pode ser?
Motivos que fazem os gatos vomitar
Alguns fatores externos podem levar o gato a essa condição, por isso é importante estar atento a alguns pontos da rotina do pet. Como por exemplo:
- Mudança na alimentação
- Uso de algum medicamento
- Acesso a área externa e contato com algumas plantas
- Se outros animais que convivem junto estão vomitando
- Perda de peso e falta de apetite
- Mudança de casa, ou chegada de um novo membro
O pet pode estar passando por situações estressantes, ou até mesmo de intoxicação por ingerir alguma planta. As causas podem ser diversas, portanto observe o comportamento e rotina do felino, e leve ao veterinário para o diagnóstico e tratamento.
Preste atenção nos sinais
Apesar de ser algo até que recorrente na vida do felino, o vômito pode indicar problemas mais sérios, como doenças intestinais. Por isso é importante prestar atenção nas condições do pet, e em alguns sinais. Como por exemplo:
- Avermelhado ou com sangue: Pode indicar úlceras, envenenamento, ou doenças que geram coágulos.
- Branco ou espuma: Relacionado com uma inflamação no revestimento do intestino.
- Líquido transparente ou água: Algumas doenças como diabetes, aumentam o consumo de água, e podem causar vômito.
Esses são alguns exemplos de colorações que indicam algum problema de saúde. Portanto, se o gatinho está vomitando com frequência, e principalmente se não se alimentar pelas 12 horas seguintes, leve-o imediatamente ao veterinário.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.