Categorias
Alimentação Benefícios Cães Curiosidades Diversão Doenças Gatos Meu Plano Pet Pet Plano de saúde animal Remédios Saudável Saúde

Terapias alternativa para pets

Hoje em dia a medicina alternativa tem ganhado espaço e preferência nos tratamentos de doenças, tanto para os humanos quanto no mundo animal. Sendo ela, formas não convencionais de tratar problemas de saúde, além disso, é mais natural. Essas práticas já são autorizadas e regulamentadas pelo conselho de medicina veterinária. Por fim, conheça as terapias alternativas para pets.

 

Acupuntura 

É uma medicina chinesa milenar, que tem sido usada entre os pets para, principalmente, tratamentos ortopédicos. No entanto, para outras dores crônicas e doenças de origem inflamatória. Sendo assim, as agulhas causam estímulos que causam analgesia, e tratam a inflamação. Além disso,  melhoram o sistema neurológico, muscular e trazem equilíbrio para a saúde. 

 

Ozonioterapia

Resumidamente é a aplicação de uma mistura entre oxigênio e ozônio, em baixa quantidade no pet. Desse modo, gera um estímulo de substâncias antioxidantes, e aumentam a proteção natural do organismo. Além disso, ajuda no tratamento de feridas de pele, câncer, doenças infecciosas, doenças renais e ortopédicas. Sendo um procedimento indolor, de no máximo 30 minutos. 

 

Hidroterapia 

Como o próprio nome sugere, é uma terapia feita na água. Mais usada em processos de reabilitação do animal, como a fisioterapia. Também é indicado de acordo com a idade do pet, ou seja, para melhorar a qualidade de vida do animal, e estimular os músculos  e ossos. 

 

Fitoterapia 

É uma ciência que utiliza as plantas para tratamentos e prevenção de doenças. Desse modo, é indicado principalmente para problemas digestivos, de pele e comportamentais. Além disso, pode ser usado na forma de óleos essenciais, cremes, chás, compressas e extratos da planta. 

Alimentação natural 

Apesar da ração ser feita para suprir as necessidades nutricionais dos animais, existe uma forma de enriquecer mais ainda a alimentação do pet. Buscando uma dieta balanceada e natural, com alimentos variados, que possuem gorduras boas, fibras, vitaminas, carboidratos controlados. Sendo assim, isso pode ser encontrado em hortaliças, carnes, legumes e frutas. No entanto, é necessário consultar um veterinário para saber as necessidades nutricionais do seu pet, e quais alimentos ele pode consumir, pois alguns podem causar intoxicação. Optar por uma alimentação natural ajuda no tratamento de diversas doenças crônicas, como por exemplo: renais, de pele, cardíacas, diabetes e obesidade. 

Concluímos que a medicina atual possibilita tratamentos alternativos e mais naturais. Por isso, mantenha a saúde do seu pet sempre em dia levando ao veterinário, prevenindo doenças e descobrindo formas de tratamentos não convencionais, junto com seu médico veterinário de confiança. 

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais de como cuidar da saúde do seu pet, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.