Categorias
Sem categoria

Pode dar banho em gato filhote

Os gatos são animais muito higiênicos por natureza, sendo que desde cedo aprendem a se limpar sozinhos com sua língua. Sendo que sua língua já é perfeita para essa higienização, pois possui estruturas para manter os pelos do pet limpos e bonitos. E esse processo de banho pode durar horas, na verdade pesquisas apontam que o gato passa a maior parte do seu dia se limpando e dormindo. No entanto, não é verdade quando dizem que não se pode dar banho em felinos, e pode dar banho em gatos filhotes também, mas é necessário alguns cuidados especiais.

 

Cuidados ao dar banho em gatos filhotes

Os gatos não devem tomar banho quando são filhotes recém nascidos, apenas após os primeiros 6 meses de vida. Além disso, é indicado que o primeiro banho seja depois das principais vacinas, para que sua imunidade esteja boa. Se seu pet cumpre esses requisitos, e vai ter seu primeiro banho, siga as dicas abaixo:

 

  • Cuide para que a temperatura da água seja agradável 
  • Use shampoo e condicionador próprio para pets 
  • Não deixe entrar água ou resíduos nos ouvidos ou olhos 
  • Certifique-se que o gatinho está totalmente seco após o banho 

 

Caso o animal se suje antes do período de 6 meses, o que pode ser comum para animais que estavam em situação de abandono na rua, pode abrir uma exceção para o banho. No entanto, o banho deve ser mais simples, apenas com água morna e muito cuidado para retirar a sujeira.

 

Em quais casos o banho é necessário

Como já sabemos, os gatos não devem tomar banho na mesma frequência que os cachorros, por não haver necessidade. No entanto em alguns casos é necessário, como por exemplo:

 

  • Raças de gatos sem pêlo, pois a pele fica mais exposta e produz mais oleosidade 

 

  • Se entrou em contato com lama ou substâncias que não sai apenas com a lambida do gato 
  • Se o gato tem doenças de pele que o tratamento é por meio de shampoos ou pomadas

Nessas situações os banhos podem vir a ocorrer com mais frequência. Mas para não colocar a saúde do seu pet em risco, consulte um veterinário para saber a frequência correta e como fazer.

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.