Categorias
Sem categoria

3 dicas essenciais para a qualidade de vida do seu pet

Todo pai ou mãe de pet se preocupa com o bem estar do seu companheiro. Por isso, sempre estão fazendo o possível para proporcionar uma qualidade de vida para seu animal. Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais para a qualidade de vida do seu pet.

 

1- Leve o pet ao veterinário com frequência 

Manter uma rotina de cuidados indo ao veterinário com frequência garante o cuidado com a saúde do seu pet. Desse modo, consegue evitar doenças, e diagnosticar precocemente problemas de saúde. Desse modo, a qualidade de vida do animal é prioridade. 

 

2- Faça petiscos em casa 

Devido a algumas polêmicas recentes de que marcas de petisco estão causando problemas de saúde nos animais, recomendamos que façam em casa. Além de ser mais saudável e sem gorduras saturadas e muito sódio, evita problemas de intoxicação.

 

3- Ofereça água filtrada 

Oferecer água fresca e filtrada garante que o pet não consuma bactérias e vírus que podem estar em águas contaminadas. Essas bactérias podem causar problemas intestinais, por isso a água filtrada é a melhor opção. 

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog. 

Categorias
Sem categoria

Como refrescar o pet no calor

Com o verão bombando, alguns animais com mais pêlo podem sofrer as consequências. Como é o caso de cachorros mais peludos, que acabam passando mais calor. No entanto, confira essas dicas de como refrescar seu pet no calor. 

1- Gelo na água 

Nessas épocas do ano mais quentes, é importante manter o cachorro sempre hidratado. Ou seja, sempre ter água fresca disponível, e para ajudar a água estar sempre geladinha e refrescante, uma dica é usar pedras de gelo. Durante o dia o tutor pode colocar algumas pedras de gelo no pote de água.

2- Picolés de frutas 

Uma alimentação fresca ajuda a manter o bem estar do pet em dias muito quentes. Primeiramente, consulte um veterinário para saber quais frutas estão liberadas para seu pet. Desse modo, você pode fazer picolés refrescantes de frutas para seu cachorro. Além de amenizar o calor, é uma opção nutritiva. 

3- Tosar o cachorro 

Os animais peludos sofrem mais nessa época, por isso deixar a tosa e banho em dia ajudam a manter sua saúde e bem estar. Com a retirada do excesso de pêlo, fica mais fácil regular a temperatura corporal. E assim, evita problemas de pele e alergia. 

Blog Meu Plano Pet 

Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.

Categorias
Sem categoria

Atividades para aproveitar o verão com o pet

Com os dias lindos e ensolarados, nada melhor do que sair de casa e aproveitar o verão. E seu pet não pode ficar de fora dessa diversão. Por isso, separamos algumas atividades para aproveitar o verão com o pet.

 

1- Passeios em horários menos quentes 

Passear é o momento favorito do dia de muito pet por aí, e no verão não é diferente. Portanto, opte por passear com seu bichinho em horários em que o sol está mais ameno. Desse modo, evita queimar as patinhas e o resto do corpo. 

 

2- Brincadeiras que envolva água 

Alguns pets amam brincar na água, por isso pelo menos alguma vez na semana, deixe seu pet brincar na piscina ou até mesmo com bacias de água e mangueira. Além deles se divertirem e sair da rotina, ajuda a se refrescar do calor. 

 

3- Aproveitar a sombra 

Em dias muito quentes, o ideal é optar por locais mais frescos para brincar. Podendo ser dentro de casa com ventilador ou ar condicionado. Ou até mesmo aproveitando uma sombra. Pois, assim protege seu pet de exposição ao sol que pode causar câncer de pele, e de outros problemas de pele devido ao calor.

 

4- Viagens para praia

Se for autorizado pelo veterinário, levar o pet nas viagens de família para a praia é uma boa. Pois além de não ficarem sozinhos ou com outras pessoas, eles se divertem e amam estar em família. Podem brincar na água e na areia, com supervisão do tutor, muita água e protetor solar próprio. 

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog. 

Categorias
Sem categoria

Estresse felino

Os felinos são animais com muita personalidade, e temperamentais. Ou seja, estressar esses bichanos não é tão difícil assim. Por isso, veja o que estressa um gato e como evitar. 

 

O que estressa um gato

Os gatos são animais muito sensíveis a fatores externos, e ao mesmo tempo bem metódicos. Por isso, mudanças repentinas de rotina podem estressá-lo. Entre outras coisas, como por exemplo:  

  • Mudanças na alimentação 
  • Tocar na cauda
  • Cheiros fortes
  • Presença de outros animais ou pessoas estranhas 
  • Mudança de casa ou móveis de lugar

 

Cada animal vai reagir de um jeito a essas mudanças, pois cada animal tem um temperamento. No entanto, a maioria dos gatos demonstram ficar estressados com essas situações, entre outras. 

18

Sinais de que seu gato está estressado

Como os gatos são animais metódicos, eles demonstram quando estão incomodados ou estressados no seu comportamento. Como por exemplo: 

 

  • Fazer as necessidades fora da caixinha de areia 
  • Miados altos e contínuos 
  • Agressividade 
  • Isolamento 
  • Apatia
  • Lambidas em excesso 

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog. 

Categorias
Sem categoria

Hipersensibilidade alimentar

Após se alimentar seu pet apresenta reações como vômito, desconforto abdominal, ou diarreia? Fique atento, ele pode ter hipersensibilidade alimentar. Esse problema de saúde é como se fosse uma alergia alimentar. E quando o animal come algo, tem reações externas e que prejudicam sua saúde. Conheça mais sobre a hipersensibilidade alimentar.

Sintomas

Os sintomas são bem parecidos com de reações alérgicas, como por exemplo:

 

  • Vermelhidão 
  • Descamação da pele 
  • Surgimento de feridas 
  • Coceira intensa
  • Queda de pelo
  • Otite externa recorrente 
  • Vômito
  • Diarréia 
  • Perda de peso
  • Perda de apetite 
  • Dores abdominais 
  • Flatulência
  • Estresse
  • Irritabilidade

 

A lista de sintomas é bem ampla, e pode indicar mais de um problema de saúde. Por isso, é necessário levar ao veterinário para descobrir a causa dessas reações.

Raças mais afetadas

Esse problema de hipersensibilidade, é causado por um sistema desregulado. Ou seja, por questões biológicas e químicas do organismo. Na qual não existe uma explicação exata do porquê ocorre. No entanto, é apresentado que algumas raças tendem a ter mais problemas alimentares. Como por exemplo: 

 

  • Poodle 
  • Labrador 
  • Boxer
  • Yorkshire
  • Lhasa Apso 

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog. 

Categorias
Sem categoria

Janeiro branco para pets

O mês de janeiro é conhecido por ser um mês de conscientização sobre saúde mental e bem estar. Por isso é conhecido como janeiro branco, um mês onde as pessoas colocam sua saúde mental como prioridade, e tiram tempo para se cuidar. No entanto, os animais também precisam de bem estar emocional, e cuidados para sua saúde mental. Desse modo, conheça um pouco sobre o janeiro branco aplicado na vida dos animais. 

1- Tempo de qualidade

Um pet precisa de atenção, por isso o tutor deve oferecer seu tempo para o animal. Apesar da rotina, e nem sempre estar disponível, é necessário ter em mente que todos os dias o animal precisa de atenção e carinho. Por isso, brinque com seu pet diariamente, saia passear e ofereça carinho e amor. 

2- Produtos de qualidade 

Oferecer alimentos e produtos de qualidade para o pet, mantém sua saúde física em dia. Desse modo, o bem estar do pet está sendo tratado como prioridade, e consequentemente sua qualidade de vida e saúde emocional também. 

3- Leve-o ao veterinário

A maior representação do amor é o cuidado. Por isso, levar o animal ao veterinário para consultas regulares é o indicado, para a saúde física estar sempre em dia. Com a saúde física em dia, o bem estar emocional também fica.

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog. 

Categorias
Sem categoria

Cuidados com gatos no verão

Os felinos, por serem animais peludos, podem sofrer mais no calor, por isso é necessário alguns cuidados com os gatos no verão. Veja a seguir algumas dicas de como tornar essa estação mais agradável para seu pet. 

 

1- Hidratação 

Os gatos são animais que podem desenvolver problemas no rim, devido a suas próprias condições físicas, e também por terem suas manias. Uma delas, que muitos gatos têm, é só beber água corrente ou fresca. Por isso, é importante oferecer muita água para o pet, principalmente no verão. E caso, o felino apresenta resistência a beber água, use de artifícios, como bebedouros para animais, pedras que mantém a água fresca. 

 

2- Cuidado com o sol

Os gatos amam tomar banho de sol, e podem passar horas expostos ao sol. No entanto, o tutor deve regular esse tempo, e até mesmo evitar que o animal fique exposto ao sol em horários muito quentes. Pois além de poder machucar a pele do pet, aumentar desidratação, os felinos têm mais chances de desenvolver câncer de pele. 

 

3- Tosa é uma opção

Por serem animais muito peludos, naturalmente nas trocas de estação eles trocam de pelo. No verão, eles trocam a pelagem para que seja mais rala e fresca, e no inverno mais grossa e espessa. No entanto, a tosa pode ser uma opção para gatos muito peludos, pode ajudar a manter uma temperatura mais agradável. 

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.

Categorias
Sem categoria

Perigos de deixar o cachorro molhado

Algumas raças de cachorro amam água e brincar na piscina, já outros até têm medo da chuva. Deixar o animal de se divertir, não é o problema, mas deixá-lo molhado pode ser. Desse modo, conheça os perigos de deixar o cachorro molhado.

 

Consequências de deixar o animal molhado

Deixar o cachorro molhado pode trazer consequências para a saúde do pet. Como por exemplo:  

 

  • Problemas respiratórios: Se o animal ficar molhado e exposto à friagem, ele pode desenvolver uma gripe, e futuramente uma pneumonia.

 

  • Problemas de pele: Principalmente animais mais peludos, que demoram mais para secar naturalmente, podem facilitar o surgimento de doenças de pele. Causada por fungos na umidade, que geram feridas e coceiras no animal. 

 

  • Dor de ouvido: Quando entra água no ouvido do animal, e o tutor não seca, vai causar dores de ouvido. E até possíveis inflamações, devido a fungos e bactérias. 

 

Por isso, quando o pet entrar em contato com a água, lembre-se de sacá-lo. Desse modo, você preserva a saúde do pet. Até mesmo em dias de sol e calor, é importante secar pelo menos uns 80% do cachorro, e deixar que o calor natural seque o resto. Mas caso seja durante a noite ou um dia frio, seque todo o cachorro sem deixar nada úmido ou molhado.

 

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog. 

Categorias
Sem categoria

Como ajudar o pet a gastar energia em dias de chuva

Os cães em sua grande maioria são animais mais agitados, e que amam uma brincadeira. Desse modo, é importante que gastem suas energias para garantir uma qualidade de vida, tanto física quanto mental. No entanto, em alguns dias não é tão simples manter a rotina de brincadeiras e passeios do pet, principalmente em dias de chuva. Portanto, veja como ajudar o pet a gastar energia em dias de chuva. E quais brincadeiras são possíveis fazer dentro de casa.

 

Por que é importante o pet gastar energia?

O animal tem seus extintos e muita energia que precisa ser externalizada, para que o cachorro seja saudável e feliz. Essa rotina de atividades físicas e brincadeiras, ajuda em muita coisa, como por exemplo: 

 

  • Diminui estresse e ansiedade
  • Ajuda a manter a saúde dos músculos e ossos 
  • Fortalece sistema respiratório
  • Combate obesidade 
  • Diminui comportamentos destrutivos e agressivos 

 

Um pet com sua energia direcionada para atividades divertidas, faz com que ele não precise descontar esse estresse e acúmulo de energia destruindo a casa ou sendo agressivo.

 

Alternativa para dias de chuva

No entanto, em dias de chuva podem atrapalhar a rotina de casa, e o pet ter que ficar dentro de casa. Mas para não deixar de lado esses estímulos, existem algumas alternativas. Como por exemplo: 

 

  • Brincadeiras dentro de casa com brinquedos e bolinhas 
  • Brincadeiras e comandos com petiscos 
  • Mais atenção e carinho

 

Além disso, caso queira sair na rua, você pode usar capa de chuva para pets e um guarda chuva. E quando chegar em casa, seque qualquer área molhada do animal.

Blog Meu Plano Pet

Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.