As doenças cardíacas em cães são comuns e podem afetar todas as raças. No entanto, existem algumas raças que têm uma maior predisposição a essas condições.
Boxer
Uma dessas raças é o Boxer. Os Boxers são propensos a desenvolver cardiomiopatia dilatada, uma condição em que o coração do cão se torna grande e fraco, não sendo capaz de bombear sangue adequadamente para o corpo. Outras raças que também são propensas a essa condição incluem Doberman Pinschers, Grandes Daneses e Cocker Spaniels.
Spaniels da Inglaterra
Os Spaniels da Inglaterra, incluindo o Cocker Spaniel, são propensos a desenvolver uma condição conhecida como síndrome da válvula mitral degenerativa. Isso ocorre quando a válvula mitral no coração do cão começa a se degenerar, causando vazamento de sangue e uma série de problemas cardíacos.
Cavalier King Charles Spaniels
Os Cavalier King Charles Spaniels também são suscetíveis a essa condição, bem como a cardiomiopatia dilatada.
Pastor Alemão
Outra raça que tem uma maior predisposição a doenças cardíacas é o Pastor Alemão. Eles podem desenvolver cardiomiopatia dilatada, bem como uma condição conhecida como estenose aórtica, que ocorre quando a válvula aórtica do coração não se abre corretamente, reduzindo o fluxo sanguíneo.
Schnauzers
Os Schnauzers miniatura também são propensos a doenças cardíacas, incluindo cardiomiopatia dilatada e estenose aórtica.
É importante lembrar que, embora essas raças sejam mais suscetíveis a doenças cardíacas, qualquer cão pode desenvolvê-las. É fundamental que os proprietários monitorem de perto a saúde cardíaca de seus cães e levem-nos ao veterinário regularmente para exames de rotina e detecção precoce de possíveis problemas cardíacos.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.