Categorias
Ambiente Bem-estar animal Cães Comportamento Cuidados Dúvidas frequentes Gatos Meu Plano Pet Pet e Mudança Plano de saúde animal Saúde

Pets e Mudança: Como tornar essa transição suave

Lidar com mudanças relacionadas à residência, seja de casa, apartamento ou reforma, é um processo estressante para todos nós. Mas quando envolve a combinação: pet e mudança, a situação necessita de um pouco mais de esforço para lidar.

Pensando em como tornar transições como essas, mais suaves, elaboramos algumas dicas para que a combinação: pets e mudanças, ocorra da maneira mais tranquila possível.

Como as mudanças afetam nossos pets?

Os animais são criaturas adaptadas à rotina e as mudanças podem mexer demais com eles. 

Seja um processo de mudança de casa ou até mesmo uma reforma, nesses momentos, nossos amiguinhos podem ficar ansiosos ou nervosos.

Caso não seja bem planejada e adaptada, a mudança pode desencadear um quadro de estresse e depressão intenso que pode afetar profundamente o animal, gerando comportamentos inadequados.

Para prevenir essas reações, confira a seguir o que fazer para tornar a transição mais tranquila antes, durante e depois da mudança.

Antes da mudança: Preparando seus pet

Se você sabe que uma mudança está a caminho, é legal começar a preparar seus pets antes para que a nova realidade não seja um choque para eles.

Mantenha a rotina dos animais de estimação o mais estável possível. Tente manter a alimentação e os passeios nos horários habituais, dê carinho extra e, se possível, permita que eles explorem aos poucos a nova realidade, seja visitando o novo lar antes da mudança ou retirando lentamente alguns dos móveis e objetos da casa.

Antes de levar o animal, é importante que alguns itens do cão ou gato já esteja no novo local, assim, ao chegar em território desconhecido, o animalzinho terá alguns itens familiares por perto. Isso ajuda a criar uma sensação de normalidade em meio ao tumulto.

Durante a mudança: Mantendo a calma

O período da mudança pode ser agitado, com muita gente indo e vindo ou os tutores se ausentando mais do que o normal. 

Enquanto estiver ocorrendo a mudança, certifique-se de criar um espaço seguro para seus pets, longe da agitação. 

Pode ser uma boa ideia pedir a ajuda de alguém, já familiar ao animal, para cuidar deles enquanto as coisas estão movimentadas.

Depois da mudança: Tempo de exploração

Quando a poeira da mudança baixar, dê tempo para seus pets explorarem a nova casa no seu próprio tempo. Mostre onde estão os lugares e objetos importantes, como o prato de comida, água e a caminha deles. 

Faça isso gradualmente para não sobrecarregá-los.

Observando sinais de estresse

Fique de olho nos sinais de estresse dos animais após a mudança, como alterações no apetite, lambeduras excessivas, agressividade e outros comportamentos diferentes do habitual. 

Se essas alterações permanecerem, pode ser necessário consultar um veterinário para um tratamento adequado.

Conclusão

As mudanças podem ser desafiadoras para nossos pets, mas com amor e paciência, podemos ajudar nossos animais a se adaptarem à nova realidade. 

Cada pet é único, por isso ajuste essas estratégias de acordo com a personalidade do seu amiguinho para que a transição para o novo lar seja suave e benéfica.

Lembre-se, todo esforço vale a pena para manter nossos pets felizes e seguros.

 

Para saber mais sobre o universo pet nos siga nas redes sociais e acompanhe outras postagens do nosso blog.