Os cães já são animais agitados e super animados, no entanto em alguns casos a agitação é exagerada, juntamente com latidos, comportamento destrutivo e até mesmo agressivo. Sendo esses possíveis sinais de hiperatividade, mas como lidar com um cachorro hiperativo.
Sinais da hiperatividade canina
Se o pet está muito desanimado, querendo dormir o tempo todo, e não quer brincar ou passear, algo está errado. No entanto, como saber se o animal está num nível normal ou hiperativo? Fique atento ao sinais, como por exemplo:
- Agitação
- O cão fica sempre ofegante
- Comportamento destrutivo
- Agressividade
- Latido em excesso
- Girar em círculos
- Chamar atenção
- Dominância sobre outros cães
- Desobediência
O que causa hiperatividade?
Assim como os humanos, os animais precisam ter uma rotina, e nela ter seu momento de gastar energia. Caso contrário, podem aumentar o nível de estresse ou até mesmo apatia. Portanto, antes de diagnosticar seu pet com hiperatividade, analise se está oferecendo a ele os estímulos necessários. Se o animal ficar o dia todo sozinho em casa, é natural que quando chegue em casa ele esteja cheio de energia. Desse modo, o animal precisa que seu tutor dedique um tempo para passear e brincar.
Como amenizar a hiperatividade
Tudo vai depender do grau de hiperatividade do pet, portanto é importante levá-lo ao veterinário para identificá-lo. Pois em alguns casos pode ser recomendado alguns tratamentos alternativos com florais, por exemplo. No entanto, medidas podem ser tomadas diariamente para ajudar o animal a gastar energia. Como dedicar tempo para brincar, passeios e até mesmo o enriquecimento do ambiente com brinquedos, caso ele passe bastante tempo sozinho.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais sobre, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.