Feromônios: Desvendando a Comunicação Silenciosa dos Pets

Feromônios: Desvendando a Comunicação Silenciosa dos Pets

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já notou como cães e gatos parecem ter uma comunicação secreta? Bem, realmente eles têm, e uma das principais formas que realizam essa comunicação é através dos feromônios.

Essas substâncias químicas desempenham uma função silenciosa mas interessante, sendo capazes de promover determinadas reações em indivíduos da mesma espécie.

Hoje vamos entender o papel dessas substâncias na vida dos nossos cães e gatos, destacando como essas substâncias químicas influenciam não apenas o comportamento, mas também a saúde dos nossos animais de estimação.

O que são feromônios e como funcionam?

Essas substâncias químicas auxiliam os animais a comunicarem informações essenciais uns aos outros. 

Nos pets, essas substâncias atuam na comunicação entre indivíduos da mesma espécie, pois ajudam a transmitir mensagens relevantes sobre território, reprodução, e até mesmo estabelecer laços sociais e indicar que estão relaxados.

Nos cães, os feromônios são liberados, principalmente, pelas patas e glândulas anais. Já nos gatos, além desses lugares, também contam com glândulas faciais, localizadas ao redor do rosto. 

É por isso que quando seu gato esfrega o rosto em móveis e em você, ele está marcando esses locais com feromônios.

Como os feromônios influenciam no comportamento de cães e gatos?

Como já mencionamos, os feromônios influenciam diretamente no comportamento do seu pet. Eles ajudam a aliviar o estresse e ansiedade, marcar território, indicar disponibilidade para acasalamento e estabelecer hierarquias sociais. 

Em situações de estresse, por exemplo, feromônios específicos podem ser liberados pelo animal para transmitir uma sensação de segurança. 

Os cães usam feromônios para marcar território e comunicar status social. Se você já percebeu seu cão cheirando intensamente um local, ele pode estar “lendo um recado” deixado por outros pets. 

Gatos, por sua vez, usam seus feromônios para marcar áreas familiares e expressar conforto. Isso ajuda a criar um ambiente seguro.

Desvendar essas pistas invisíveis pode melhorar a interação entre pets e tutores.

Feromônios na prática veterinária

Os feromônios também são utilizados na prática veterinária e recomendados nos ambientes domésticos para criar uma atmosfera mais acolhedora e tranquila para os animais.

Os veterinários podem indicar o uso de feromônios na forma de spray ou difusor para ajudar os pets a se sentirem mais tranquilos, seja durante mudanças na rotina, introdução de um novo animal de estimação, eventos com som alto como fogos de artifício ou outras situações de desconforto e estresse.

Os profissionais de saúde veterinária também recorrem aos feromônios para auxiliar em situações clínicas. Eles podem ser utilizados para acalmar os animais em ambientes hospitalares, facilitar a adaptação a novos lares ou até mesmo ajudar na resolução de conflitos entre pets em um mesmo espaço.

Conclusão

É extremamente importante que os tutores compreendam a influência dos feromônios na vida dos pets. Ao reconhecer e respeitar as mensagens que essas substâncias químicas transmitem, podemos aprimorar nosso relacionamento com nossos animais de estimação, evitar conflitos e promover um convívio mais harmonioso e saudável entre animais e humanos.

Importante mencionar que o uso de difusores e sprays de feromônios só deve ser adotado sob recomendação do médico-veterinário.

Em caso de dúvidas sobre o comportamento do seu pet, consulte sempre um profissional veterinário para orientações específicas.

 

Meu Plano Pet

Para saber mais sobre o universo pet nos siga nas redes sociais e acompanhe outras postagens do nosso blog.

Mais para explorar!

Cães

As raças de cães com origem brasileira

Não é segredo que os cães são descendentes dos lobos. Mas antes de serem apenas fiéis companheiros e amigos dos humanos, os cães desempenhavam papéis

Você conhece nossos planos para animais?

Entrar como cliente Meu Plano Pet
Entrar como credenciado​