Os pets trazem alegria para nossas vidas, e parecem sempre animados e prontos para dar amor. No entanto, não podemos esquecer que eles são seres com sentimentos e emoções. E podem também passar por situações de estresse e ansiedade, assim como os humanos. E além disso, os animais podem desenvolver depressão. Entenda como essa doença afeta os animais, seus sintomas e tratamento.
Sintomas
O diagnóstico deve ser feito por um profissional. Onde o animal será submetido a diversos exames, para excluir a possibilidade de outras doenças. Porque, por exemplo, um animal que tem artrite, não quer brincar ou passear, devido a dor que sente. Então alguns sintomas da depressão podem ser de outras doenças também, mas com motivações diferentes. Outros sintomas são:
- Perda de apetite
- Apatia
- Perda de peso
- Se recusa a brincar
- Isolamento
- Prostração
- Agressividade repentina
- Lambedura excessiva
- Olhar triste
Tratamento
Os animais podem desenvolver depressão, quando mudam de casa ou cidade, morre algum pet que convivia junto, ou até a morte de algum membro da família pode afetar o bichinho. O ideal é levá-lo a um veterinário, para ter o diagnóstico correto, e um tratamento de acordo com a necessidade do seu pet.
Primeiramente, deve-se identificar a causa da depressão. Se for a morte de outro pet próximo, ou quem sabe a solidão de ficar sozinho em casa, o ideal é levá-lo constantemente socializar com outros animais. Isso pode ajudar o pet a melhorar. Ou até mesmo, o enriquecimento do ambiente pode ajudar, principalmente para gatos. Além disso, amor e atenção são essenciais.
No entanto, dependendo do grau da doença, o veterinário pode receitar algumas medicações para ajudar o animal a ficar mais animado e feliz.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais sobre como cuidar da saúde do seu pet, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.