A gastrite em cães é mais comum do que imaginamos. Podem afetar o pet, e muitas vezes não sabemos que ele está sofrendo com desconforto. A gastrite é uma irritação ou inflamação na mucosa, geralmente causada pela alimentação. Como por exemplo, consumo de ração inadequada, comer muito rápido e comida em excesso.
Além disso, existe mais de um tipo de gastrite. Sendo elas:
- Nervosa: O animal desenvolve-se em situações estressantes.
- Crônica: Surge por intolerância a algum alimento, ou doenças que causa aumento de produção de suco gástrico.
- Aguda: É causada por ingestão de substâncias tóxicas, como plantas. E até mesmo por uso inadequado de medicações.
Sintomas de gastrite
- Náuseas
- Vômito com ou sem sangramento
- Dor abdominal
- Excesso de saliva
- Fadiga
- Febre
- Falta de apetite
- Rigidez abdominal
Esses sintomas são comuns em outras doenças também. Por isso, sem a consulta com um veterinário, não tem como confirmar que é de fato gastrite.
Prevenção e tratamento
Normalmente esse diagnóstico só pode ser dado pelo veterinário. Que por sua vez pode solicitar alguns exames, para entender melhor a origem dessa doença. Esses exames podem ser: hemogramas, endoscopias, ultrassonografia. Uma vez diagnosticado, começa o tratamento. Porém, isso vai depender do grau e da causa da gastrite. Possivelmente, será aplicado medicação para proteger o estômago dos sucos gástricos, e antieméticos. Caso o cão tenha se desidratado, será receitado um tratamento específico. Do mesmo jeito que se a gastrite for decorrente a verminose, o tratamento será diferente.
Por isso, não deixe de levar seu pet no veterinário para acompanhar de perto a saúde dele.
Acha que seu pet pode estar com gastrite, ou algum outro problema? Entre em contato conosco nas redes sociais. Nos acompanhe no blog para saber mais.