Em emergências, cirurgias e diversos procedimentos médicos é preciso utilizar sangue para transfusão. E no mundo animal isso não é diferente. Mas pouco se sabe sobre o processo de doação de sangue para animais. Quando pode ser feito? Como? Quais os requisitos? Continue lendo para saber tudo sobre esse assunto!
Requisitos para doação de sangue
O ato de doar sangue dá aos animais uma chance de vida, quando sofrem acidentes, ou são diagnosticados com alguma doença. Portanto, essa atitude salva a vida de muitos pets. Mas assim como para os humanos, existem alguns requisitos para doar sangue. Como por exemplo:
Cães
- Ter entre 1 e 8 anos de idade
- Pesar mais de 25kg
- Vacinação em dia
- Não estar doente, ou ter ficado doente recentemente
- Controle de pulgas e carrapatos
- Fêmeas não podem estar no período gestacional
Gatos
- Ter entre 1 e 7 anos de idade
- Pesar mais de 4kg
- Vacinação em dia
- Não estar doente, ou ter ficado doente recentemente
- Controle de pulgas e carrapatos
- Fêmeas não podem estar no período gestacional
O ideal é que o pet seja dócil, pois a doação é feita com o animal acordado. Sendo assim, ele não pode ficar muito nervoso e agitado, senão não será possível realização desse procedimento.
Essa atitude pode salvar a vida de outros pets. Seu animalzinho está em condições de doar sangue? Procure um veterinário de confiança, e se informe sobre o assunto.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais sobre como cuidar da saúde do seu pet, e a forma mais acessível de fazer isso, nos siga nas redes sociais. E fique ligado nas atualizações do blog.