Quantas vezes por ano é indicado ir ao veterinário?

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quantas vezes por ano é indicado ir ao veterinário?

Quando se trata da saúde e bem-estar do animal de estimação todo cuidado é pouco. Algumas pessoas levam seus bichinhos no veterinário apenas quando filhotes para vacinar ou quando ficam doentes, mas o ideal para garantir uma vida longa e saudável para seu pet é indispensável consultas de rotina ao veterinário. A melhor forma de cuidado é a prevenção, muitas vezes o animal não demonstra sintomas graves, mas já pode estar desenvolvendo algum problema de saúde. 

 

Qual a frequência de consultas?

Essa frequência varia de acordo com a fase da vida que o animal está. Os animais envelhecem mais rápido que os humanos, e acabam precisando de alguns cuidados especiais. Na fase da infância, o ideal seria consultas mensais até os 6 meses, pois nesse período são aplicadas todas as vacinas. A partir dos 7 meses de idade são considerados adultos, as visitas podem passar a ser anuais, realizando check-up e tomando doses de reforço das vacinas. Já quando atingem a velhice aos 7 anos, o ideal seria visitas semestrais. Fique sempre atento a qualquer comportamento diferente do animal, na velhice é recomendado exames que mostrem o funcionamento dos órgãos.

Também é importante manter a higiene do animal em dia, sendo feita em casa ou no veterinário o  controle de pulgas e carrapatos. Fazendo essa higienização você pode observar o animal, ficando atento a possíveis problemas de pele. Siga as orientações do seu veterinário a respeito de exames necessários e frequência de consultas, pois ele vai conhecer a necessidade do seu pet. 

Todos esses cuidados devem ser levados em consideração quando se adota um bichinho, a qualidade de vida faz parte dos direitos dos animais.

Fique sempre por dentro de todas as novidades e dicas aqui no blog.

Mais para explorar!

Cães

As raças de cães com origem brasileira

Não é segredo que os cães são descendentes dos lobos. Mas antes de serem apenas fiéis companheiros e amigos dos humanos, os cães desempenhavam papéis

Você conhece nossos planos para animais?

Entrar como cliente Meu Plano Pet
Entrar como credenciado​