É o vírus que afeta os cães, causando vômito e diarreia intensos. Podendo até ocasionar sangue. A vacina obrigatória polivalente, serve para evitar essa doença.
Geralmente, afeta cães filhotes e adultos não vacinados. O vírus da parvovirose ataca diretamente o intestino do animal. Dependendo do estado de saúde, e do grau da doença, pode levar o pet a óbito.
Sintomas
Os sintomas não são imediatos. Após a contaminação demoram em média de 7 a 14 dias para o cachorro começar a demonstrar alguns sintomas como:
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Vômitos
- Diarreia (podendo estar acompanhado de sangue)
- Apatia
- Prostração
- Febre
Ao perceber qualquer um desses sinais, leve seu pet ao veterinário o quanto antes. Essa doença se desenvolve rapidamente. E devido, aos seus principais sintomas (vômito e diarréia) o animal pode desidratar, e até mesmo morrer. Quando o cão é filhote, por ter um sistema mais frágil, os sintomas se manifestam mais rápido.
Conforme a doença se desenvolve, pode afetar órgãos além do intestino.
Como é transmitido
Esse vírus é muito resistente a baixas temperaturas, e fica presente em objetos, locais e fezes contaminadas. Então muitas vezes o cão tem contato com a área contaminada. O ideal é não deixar o cãozinho explorar lugares que já teve outros animais contaminados. E o principal, mantenha a carteirinha de vacinação em dia, por que não temos controle de todos os lugares que nosso pet explora. Somente assim para os manter seguros. E se você tem ou teve um animal que se contaminou com parvovirose, limpe todos os lugares e objetos que ele teve contato com alvejante. Assim, eliminando o vírus.
Tratamento
Como alguns dos sintomas dessa doenças podem ser de outras também, o ideal é levar ao veterinário. O profissional irá realizar exames de sangue e fezes. Somente assim, podendo identificar exatamente o que é.
Por ser um vírus, não existe um remédio exclusivo para o cão. Mas sim, vários a fim de reverter situações de inflamação e desidratação. Dando suporte para a recuperação do pet.
Para saber mais sobre a saúde animal, nos siga nas redes sociais. Leia mais sobre isso no blog.