A esporotricose não é tão conhecida entre os tutores. Mas é uma doença causada por um fungo chamado Sporothrix schenckii. Geralmente, esse organismo se encontra em farpas, madeira, palha, solo e vegetais. É uma condição séria, que afeta tanto pet, quanto os humanos. Continue lendo para saber como prevenir essa doença nos felinos.21
Como acontece a infecção
O animal contrai o fungo, quando alguma parte exposta do seu corpo, como uma ferida, entra em contato com uma superfície contaminada. Ou até mesmo, quando arranha alguma planta. Essa doença é conhecida como a doença da unha do gato. E afeta os humanos também. Apesar de ser o principal transmissor, o gato é um dos animais mais afetados. A maneira de transmissão de animais e humanos é a mesma. Contato com superfície lesionada.
Sintomas
- Nódulos subcutâneos
- Feridas na pele
- Feridas com secreção no nariz e orelha
- Debilidade física
Por ter uma aparência de feridinhas pelo corpo, pode ser confundido com alguma dermatite ou reação alérgica. Por isso é necessário levar o veterinário para ter o diagnóstico correto. Essa doença, se não tratada, pode ocasionar problemas nos ossos e pulmão.
Tratamento
É uma doença contagiosa, mas tem tratamento e cura. Mas por ser causado por um fungo, o tratamento é mais demorado. O ideal é o uso de antifúngico, dependendo do grau da doença, pode durar meses. E ainda sim, após o primeiro sinal de cura, se continua o tratamento por mais alguns dias. E caso a inflamação seja mais severa, também pode ser administrado alguns antibióticos.
Não medique seu pet sem a indicação de um veterinário. Essa ação pode ter consequências graves. Portanto, a qualquer sinal de problema, leve seu animal para uma consulta. Isso colabora para a segurança e saúde do seu pet, e de seus familiares.