Quando o gato vomita, é um indicativo de que algo está errado com o bichano. E com isso, qualquer tutor fica preocupado e se perguntando o que o pet tem. O ideal a se fazer diante de qualquer sinal de falta de saúde, é consultar o veterinário. Porém, se seu gato está vomitando, descubra o que pode ser nesse artigo.
Possíveis causas
Se seu gato vomitou, fique atento. É um sinal de algum problema, que por vezes é algo simples, como uma má digestão. Porém se persistir esse sintoma, pode ser algo mais grave.
- Bolas de pelo: É uma das causas mais comuns de vômito entre os felinos. As bolas de pelo se formam pois o gato tem o costume de tomar banho se lambendo. Sendo assim, nesse processo vários pelos acabam sendo engolidos, e quando acumulados no estômago geram desconforto. Assim, o pet acaba expelindo/ vomitando essa bola.
- Gastrite: Se o pet está vomitando um tipo de espuma branco, ou líquidos brancos, pode ser um sinal de inflamação no estômago, ou pâncreas. Um dos principais sintomas é a perda de apetite. E mesmo sem comer, o gato continua vomitando. No entanto, se o bichano tem presença de sangue no vômito, pode indicar úlcera, que é mais sério.
- Alergia: Se o gato está vomitando logo após comer, pode ser uma reação do seu corpo a alguma alergia. Principalmente, se houve troca de ração recente.
- Vermes: Um dos primeiros sintomas de um pet contaminado por vermes, é vomitar. Como está a vermifugação do seu gatinho? Além disso, pode ficar com diarréia, perda de peso, e abdômen inchado.
Existem outras possíveis causas, como por exemplo: ingerir alguma plantinha, estresse, comer em excesso ou rápido demais. Quando se trata da saúde do seu pet, não é brincadeira. Portanto, busque o diagnóstico e tratamento com o veterinário.
Blog Meu Plano Pet
Nos acompanhe nas redes sociais para conhecer nossos planos e benefícios. E fique ligado no blog, para ficar por dentro das curiosidades do mundo pet.