A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário encontrado nas fezes de animais, principalmente dos felinos. Por muito, acreditava-se que grávidas não podiam de modo algum ter contato com gatos durante a gestação. Realmente, a toxoplasmose é uma doença perigosa para gestantes, mas tem muitos mitos por trás dessa transmissão. Sendo assim, grávidas podem sim conviver com gatos, tomando os cuidados necessários.
Como é transmitida a toxoplasmose?
A toxoplasmose não é transmitida apenas por felinos, como muitos pensam. Existem outras formas, como por exemplo:
- Ingestão de carne crua ou mal passada
- Consumo de alimentos contaminados
- Falta de higienização dos alimentos
- Contato da mão não higienizada boca
A maneira que o felino pode transmitir é quando humano tem contato com as fezes na boca. Pode acontecer quando não se higieniza corretamente a mão após limpar a caixinha de areia, por exemplo.
Sintomas de toxoplasmose nos gatos
Para o pet transmitir essa doença, ele precisa estar contaminado pelo protozoário.
Essa doença não apresenta sintomas claros. Geralmente o gatinho apresenta febre, diarreia, vômito, dor muscular, cansaço. Como podem ser sinais de outras doenças, o ideal é que o animal seja levado ao veterinário ao apresentar esses sintomas. Somente com diagnóstico médico para iniciar o tratamento e evitar contaminações.
Sintomas de toxoplasmose em humanos
Assim como nos animais, não há sintomas claros e específicos. Normalmente causa diarreia, calafrios, febre, dores no corpo, dores de cabeça. Também é necessário diagnóstico médico para identificar a doença.
Em grávidas, é um caso mais complicado. Por que, além dos problemas na mãe, a gestação e o bebê sofrem diversas alterações. Como por exemplo, nascimento prematuro, baixo peso, hepatite, aumento do fígado, entre outros. É uma doença silenciosa e perigosa para gestantes.
Formas de prevenção e tratamento
Durante a gravidez o médico solicita exames para identificar a doença. Quando descoberta logo no início é tratada com antibióticos e medicações específicas. Algumas pessoas têm auto imunidade, então nem chegam a se contaminar.
Para prevenção é necessário adotar alguns cuidados, como:
- Faça higienização da caixa de areia regularmente
- Higienize a mão após fazer essa limpeza
- Não tenha contato direto com as fezes dos animais
- Higienize corretamente todos os alimentos
- Evite carne crua ou mal passada
Se você tem gato e está grávida, não se preocupe. Faça exames no seu pet para confirmar se ele está contaminado. Solicite exames para seu médico regularmente durante a gestação para acompanhar sua saúde. E é claro, tenha os cuidados com a higiene citados acima.
Blog Meu Plano Pet
Cuidar da saúde do nosso pet, também é cuidar da nossa. Tenha o hábito de levar seu animal de estimação ao veterinário. Para isso não se tornar pesado financeiramente, invista em plano de saúde acessível.
Para mais informações, entre em contato conosco nas redes sociais. E acompanhe o blog.