As doenças de coração podem afetar o seu animal de estimação devido a fatores genéticos, ou a idade do pet. No entanto, uma doença de coração não tem cura, a sua tendência é ser progressiva. Ou seja, com o passar do tempo irá se agravando, até porque o animal vai envelhecendo e ficando com a saúde mais frágil. Portanto, conheça as 4 doenças de coração mais comuns em pet.
Doenças mais comuns
Algumas dessas doenças podem estar relacionadas ao porte, e idade do pet. Como por exemplo:
1- Insuficiência cardíaca congestiva
É considerado uma das doenças mais graves de coração. Pois é causada pela insuficiência de bombeamento de sangue, o que causa um acúmulo nos vasos, e dificulta o fluxo normal de sangue.
2- Cardiomiopatia hipertrófica e dilatada
O músculo cardíaco acaba se enfraquecendo e afinando, o que impede a contração correta do coração. Mais comum que aconteça com cães de porte grande.
3- Dirofilariose
Um verme se aloja no órgão e impede a passagem de sangue. Essa doença é transmitida através da picada de um mosquito. Desse modo, pets que moram perto de áreas endêmicas correm mais risco.
4- Valvulopatia
Mais comuns em cães de porte pequeno, a valvulopatia também conhecida como sopro no coração, é uma deformidade anatômica no órgão. Que é caracterizado por uma desregulagem na passagem de sangue, que causa uma insuficiência cardíaca.
Sinais de problemas cardíacos
Essas doenças só podem ser diagnosticadas por exames e por profissionais. No entanto, o pet pode demonstrar alguns sinais no dia a dia. Como por exemplo:
- Dificuldade para respirar
- Inchaço nas pernas e abdômen
- Tosse contínua
- Apatia
- Cansaço e fraqueza
- Falta de apetite
- Desmaios
Portanto, ao qualquer sinal desses sintomas leve seu bichinho ao veterinário. Além disso, o hábito de realizar check-ups ajudam na prevenção e tratamento precoce das doenças. Desse modo, aumenta a qualidade de vida do seu pet.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.