Um estudo Filandês foi o responsável por expor mais a mente dos cães. Que os animais têm sentimentos e emoções, já não é novidade, mas você sabia que ansiedade e medo podem estar ligados à genética? Assim, como a agressividade também. Entenda como.
Fatores que influenciam o comportamento do pet
Antes de entrarmos no assunto genética, precisamos entender que existem outros fatores que podem influenciar em alguns comportamentos. Sendo eles, fatores do ambiente, rotina e até mesmo idade. Como por exemplo, um pet que já é idoso pode ser mais sensível a ruídos, e até mesmo mais estressado. Enquanto um filhote é mais agitado e hiperativo. Além disso, os machos têm uma tendência maior a serem agressivos com o passar dos anos. Desse modo, o ambiente em que o pet vive, pode colaborar para ele ser mais estressado ou calmo, e sua rotina pode ditar muita coisa em seu comportamento.
A maioria dos cães demonstram medo de barulhos altos, como fogos de artifício, pessoas estranhas. E essas situações podem gerar ansiedade, agitação e até agressividade. Mas algumas raças apresentaram reações em comum, veja abaixo.
Sensibilidade a barulho
Algumas raças foram apontadas como mais sensíveis a ruídos, como por exemplo: Wheaten Terriers, Collie e Staffordshire Bull Terriers. No entanto, animais como labrador e pastor alemão, não ficam tão impactados com barulhos.
Medo de estranhos
A presença de uma pessoa desconhecida para o pet, pode causar muitas emoções, e uma delas é o medo. Raças que demonstraram medo de estranhos, foram: Pastor de Shetland, Schnauzer e Bernese Mountain Dog. Já o Border Collie, ficou tranquilo enquanto dividia a sala com um desconhecido.
Agressivo a estranhos
As raças que demonstraram mais estresse em uma situação atípica, e demonstrou isso de forma mais agressiva, foram: Schnauzer, Pastor Alemão e Border Collie. Enquanto os labradores são do time “paz e amor”.
Hiperatividade
Os campeões da agitação e hiperatividade foram os, Goldens e Pastor Alemão, Staffordshire Bull Terriers e o Border Collie. Porém, os Terrier de Trigo, Schnauzer e Collie, demonstravam mais autocontrole.
Vale ressaltar que a genética age até certo ponto, por que o ambiente que o animal vive e sua criação que vai ditar como será seu comportamento. Além disso, cada pet tem sua personalidade e preferências.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.