Quando o gatinho é filhote, é normal que sua saúde seja mais frágil, pois ainda está em fase de vacinação. Além disso, seu organismo ainda está se fortalecendo. Apesar do leite da mãe conter muitos nutrientes e anticorpos, é necessário um cuidado a mais nessa fase da vida. Desse modo, podem ser alvos de algumas doenças. Conheça as principais doenças em gatos filhotes.
1- Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV)
Popularmente conhecida como AIDS felina, é transmitida através de relações sexuais e mordidas. Os principais sintomas são: Infecções devido a baixa imunidade, febre, emagrecimento, anemia, problemas de pele e intestino.
2– Vírus da Leucemia Felina (FeLV)
Uma doença bem perigosa pois atinge todo o organismo. E por ser altamente contagioso, podendo passar de mãe para filhote durante o parto, e através de arranhões e mordidas. Os sintomas são variados, por atingir todo o organismo do felino, como por exemplo: fraqueza, anemia, emagrecimento, surgimento de tumores e diarréia.
3- Panleucopenia Felina
Uma doença de alta mortalidade para gatos com menos de 1 ano, e seu vírus é resistente a desinfetantes. Essa doença se prolifera através de ambientes contaminados, fezes e também durante o parto. Seus sintomas também são amplos, contando com diarréia, fraqueza, apatia, e até convulsões.
Como pudemos perceber essas doenças são perigosas para gatos filhotes, e que seus sintomas são bem parecidos. Portanto, leve seu pet ao veterinário para o diagnóstico correto, e mantenha a vacinação sempre em dia. Pois, muitas doenças como essas são evitadas a partir da vacinação.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.