A dor de barriga nos pets é mais comum do que se imagina. Esse desconforto indica que algo está errado no organismo do animal, e geralmente os tutores tendem a pensar que ele comeu algo que fez mal. No entanto, existem outras causas possíveis para esse problema de saúde. Sendo assim, você sabe o que fazer quando o cachorro está com dor de barriga?
Sintomas
Primeiramente, vamos entender como identificar a dor de barriga no pet. Assim, como outras doenças, têm seus sintomas, e gera mudanças no comportamento do cachorro. Como por exemplo:
- Falta de apetite
- Apatia
- Diarréia
- Vômito
- Gases
- Abdômen dilatado e enrijecido
- Perda de peso
Possíveis causas
Como citado anteriormente, existem outras causas além do pet ter comido algo que fez mal. Sendo assim, estresse, mudança na alimentação, doenças inflamatórias, e gastrite, podem ser uma possível causa da dor de barriga. Apesar de não ser uma doença em si, a dor de barriga é um sinal de que algo está acontecendo com o pet. Além disso, é um sintoma de outras doenças mais graves, como por exemplo:
- Parvovirose
- Giardíase
- Toxicocaríase
- Torção gástrica, comum em cães maiores
Tratamento
O primeiro passo ao perceber esses sintomas, é levar ao veterinário. Apesar de ser algo comum, e nem sempre estar relacionado a uma doença grave, quando não tratado pode ter sérias complicações. Pois, podem levar a desidratação do pet, por exemplo. O tratamento deve ser indicado pelo veterinário, ao identificar a causa da dor de barriga. E o uso de receitinhas caseiras podem agravar o caso do pet.
Prevenção
A prevenção para esse tipo de problema começa do básico, como por exemplo:
- Manter a vacinação em dia
- Vermifugar seu pet periodicamente
- Oferecer uma alimentação balanceada
- Não fazer trocas de ração repentinamente
- Não oferecer alimentos tóxicos para cães
- Levá-lo ao veterinário com frequência
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais de como cuidar da saúde do seu pet, nos siga nas redes sociais, e acompanhe nosso blog.