O mês de outubro é focado na conscientização sobre o câncer de mama nas mulheres. E no mundo animal não seria diferente, aproveitando o impacto que esse movimento tem, surgiu o outubro rosa para pets. Sendo assim, o objetivo é conscientizar os tutores sobre o câncer de mama em cães e gatos.
Câncer de mama
Apesar de ser mais comum nos cachorros do que em gatos, é uma dos tipos de câncer mais comum entre as fêmeas. Por ser uma doença inicialmente silenciosa, ou seja, sem sinais de mal estar, dores, febre ou vômito, é ainda mais perigosa. Desse modo, o maior indício da doença é o surgimento de caroços na região da mama. Por isso, existe esse mês de conscientização, para lembrar os tutores do perigo do câncer, e de cuidar da saúde do animal levando para o veterinário.
Sintomas
Como já citado anteriormente, é uma doença silenciosa, então não tem sintomas aparentes no início. Sendo assim, a principal forma de diagnóstico é notar o crescimento de caroços na região das mamas. Desse modo, pode ser feito um exame de biópsia, ou de imagem, para a conclusão do diagnóstico. Por isso, é importante as consultas frequentes ao veterinário, para garantir que a saúde do seu pet esteja em dia. E caso haja algum problema, pode ser feito o diagnóstico precoce para o tratamento da doença.
Tratamento
Após serem realizados todos os exames necessários para entender a gravidade do câncer, sendo eles radiografia, tomografia, biópsia e outros exames de imagem, pode se iniciar o tratamento. Os dois tratamentos mais comuns são a cirurgia ou quimioterapia, podendo ser usados em conjunto. Sendo que a remoção por cirurgia indicada quando o tumor não está tão avançado e profundo. Já a quimioterapia em casos quando operar é muito arriscado. Quanto mais cedo diagnosticado, maiores as chances de cura.
Blog Meu Plano Pet
A melhor forma de demonstrar amor é o cuidado. Por isso leve seu pet ao veterinário para consultas de rotina, e check ups. Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.