Já sabemos que a castração é um ato de cuidado para com o seu pet. Que além de evitar que o animal passe pelo período desconfortável do cio, evita ninhadas de filhotes indesejáveis. Além disso, evita doenças como câncer de ovário e testículo. Porém, como todo processo cirúrgico, exige alguns cuidados para ajudar na recuperação do animal. Sendo assim, conheça quais os cuidados necessários pós castração!
Cuide das cicatrizes
Após a cirurgia, o pet deve usar a roupinha de proteção, no caso das fêmeas, e o cone para os machos. Assim, evita que o animal lamba a região dos pontos, e cause complicações.
Evite que o pet faça muito esforço
Nos primeiros dias, o animal deve ficar em repouso. Logicamente, não tem como impedir que o animal se movimente, mas sim, não estimular que ele corra, pule ou conviva com outros animais agitados. Essa fase de repouso, geralmente dura entre 7 a 10 dias.
Siga a medicação
Um dos pontos mais importantes é seguir todas as recomendações e medicamentos que o veterinário recomendar. Somente devidamente medicado o animal irá se recuperar por completo.
Retorno ao veterinário
Se seu pet não está aceitando os remédios, ou vê qualquer sinal de complicação, entre em contato com o veterinário para te auxiliar. Além disso, provavelmente o profissional vai solicitar o retorno do animal alguns dias depois da cirurgia. Esse acompanhamento, vai ajudar na recuperação do pet e na prevenção de problemas, como por exemplo, inflamação dos pontos.
Blog Meu Plano Pet
Para saber mais sobre como cuidar do seu pet, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.